Especialista em Marketing com 30 anos de experiência em pesquisas de opinião, Luiz Felipe Gabriel diz que falta de informações pode levar eleitor a acreditar em uma falsa realidade durante o processo eleitoral
A ampla divulgação de informações sobre candidatos e de pesquisas de intenção de voto são consideradas importantes mecanismos por especialistas em marketing político para auxiliar o eleitor no momento da escolha do candidato. E a recomendação é sempre buscar fontes confiáveis para respaldar essa decisão, principalmente ficando atento em relação a possíveis fatos inverídicos, as chamadas fake news.
De acordo com o consultor de empresas Luiz Felipe Gabriel, especialista em Marketing e CEO do Instituto Verus, as pesquisas de opinião continuam exercendo influência nos eleitores tanto no Brasil como no mundo. “Esse tipo de informação funciona como um dado relevante sobre o processo eleitoral e irá municiar o eleitor, somando-se a todos demais fatores que fazem parte do processo de escolha do candidato.”, explica.
Luiz Felipe lembra que na década de 80, período no qual as pesquisas eleitorais começaram a se popularizar no Brasil, existia uma preocupação em relação à divulgação de pesquisas. Havia uma tese de que parte dos eleitores votariam no candidato com mais chances de vitória apenas para “não perder o voto”. “Essa é uma realidade que mudou no Brasil, uma vez que o país avançou economicamente e também quanto ao acesso à educação. Há muito mais informação por parte da população que vota.”, comenta.
O consultor, que tem cerca de 30 anos de experiência na área de pesquisas de opinião e de mercado, acredita que a falta de divulgação de informações corretas e de pesquisas eleitorais tenha maior impacto negativo que a presença delas junto ao eleitorado. “Sem a liberdade plena de divulgar pesquisas expondo a verdadeira opinião das pessoas, os fatos e a própria realidade aparente pode ser manipulada para atender interesses.”, esclarece.
Luiz Felipe acrescenta que a não divulgação de pesquisas eleitorais é mais comum em países cuja liberdade de imprensa é cerceada pelo governo, principalmente líderes ditadores. “A pesquisa sempre traz a realidade das ruas ao conhecimento de todos, sem que o acesso a estes dados, eles serão exclusivos de determinados grupos minoritários, por isso é tão importante preservar a liberdade de imprensa e a divulgação de informações”, completa.
O consultor político ressalta que é um direito do cidadão ter o maior número de informações possíveis para fazer a escolha do voto e que isso é um pressuposto fundamental da democracia. “O eleitor leva muito em conta os resultados das pesquisas de intenção de voto para somar a outros critérios que irão interferir na decisão de qual candidato votar”, diz.
Tags: Direito Eleitoral, goiás, governo, Pessoas